sábado, 17 de abril de 2010

Meio Ambiente é tema de oficina na E. M. Eurípides Aguiar*

16/04/2010


Com o intuito de despertar a consciência dos alunos para a educação ambiental, foi realizada hoje (16) uma oficina de meio ambiente na Escola Municipal Eurípides Aguiar, em parceria com a AGESPISA e o Coletivo Jovem.
Os alunos discutiram sobre seis temas principais: economia local; energia e tecnologia; comunicação e cultura; segurança alimentar; espécies e ecossistema; e água. A partir da dinâmica “flor da sustentabilidade”, os estudantes puderam expor suas opiniões quanto aos problemas detectados por eles na escola e na comunidade, e sugerir formas de modificar as situações problemáticas.
“Junto com a Comissão de Qualidade de Vida, organizada pela escola, desenvolvemos essa atividade para que as crianças percebam o real significado de preservação e sustentabilidade, que não basta cuidar sozinho da água e da luz, tem que trabalhar na promoção da cidadania coletiva, motivando para a solução dos problemas”, explica Phelipe Cunha, membro do Coletivo Jovem, um grupo de jovens voluntários que tem o principal objetivo de inserir a discussão ambiental nos mais diversos espaços da sociedade.
Segundo a assistente social da Gerência de Assistência Social e Educação Ambiental da AGESPISA, Tânia Maria Fortes, a oficina de meio ambiente é uma das ações de investimento do projeto de ampliação da rede de esgotamento sanitário da zona Norte de Teresina, sendo uma atividade com propósitos educativos sobre a questão do ambiental.
“Acreditamos que o jovem é o principal multiplicador na comunidade, fazendo um trabalho de conscientização nas escolas, as famílias, os vizinhos e boa parte da cidade é influenciada a contribuir com a preservação do meio ambiente também”, diz Tânia Maria Fortes.


Escola em paz com o planeta
Socorro Rodrigues, diretora da E. M. Eurípides Aguiar, conta que a escola foi escolhida para participar da oficina pelo trabalho desenvolvido em relação à preservação ambiental, com projetos como Pintou Limpeza, que conscientiza os alunos sobre o respeito ao espaço escolar e ao meio ambiente, além da participação do aluno Paulo Vitor Chaves na Conferência Nacional do Meio Ambiente no ano de 2009, representando a escola.

Fonte:http://www.semec.pi.gov.br/Portal/index.php?IdPage=6&IdNoticia=2487

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projeto Balé na Escola

        O Projeto Balé na escola tem o objetivo de fortalecer a formação cultural e artístico de nossas crianças e adolescentes, tornando-os mais confiantes em si próprios e ampliando seu horizonte intelectual; Além de dotá-los de uma formação técnica do ballet clássico e popular, possibilitando a formação de grupos de dança para apresentação públicas, festivais de dança, convites beneficentes etc.
        O referido projeto vem acontecendo em nossa escola desde 2008 e já foram capacitados cerca de 60 alunos da escola e comunidade em geral.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

E. M. Eurípides de Aguiar recebe atividades do OAB na Escola*

10/04/2010

Dotar os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental de noções básicas de cidadania e direitos. Esse foi o objetivo do projeto OAB na Escola, realizado hoje (10), na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, bairro Marquês, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Piauí (OAB/PI).

Este ano, o projeto atenderá 30 escolas municipais, aos sábados, contemplando dois tipos de atividade: palestras com alunos do 6º ao 9º ano sobre cidadania e direitos e deveres do cidadão (OAB na Escola) e orientação jurídica para pais de alunos e comunidade (OAB na Comunidade). 

“A parceria com a OAB/PI nos ajuda a complementar a função das escolas na formação de cidadãos. Nossa intenção é formar pessoas que tenham, além do conhecimento acadêmico, respeito ao próximo e consciência exata de seus direitos e deveres. O projeto OAB Na Escola e sua versão para os pais, o OAB na Comunidade, são de grande ajuda para prepararmos hoje o cidadão de amanhã”, declarou Ribamar Torres, secretário municipal de Educação.

Para Ana Catarina de Sousa, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, o OAB na Escola estimula a intimidade com o universo das leis. “Pretendo ser perita criminal, mas antes de iniciar a vida profissional quero ser uma cidadã correta, consciente, por isso preciso conhecer as leis. Quero fazer a minha parte, cumprir os meus deveres, e desejo também exercer plenamente os meus direitos. Tudo o que seremos no futuro começa hoje, naquilo que fazemos diariamente em nossas vidas, por isso a importância de conhecer a legislação e de pautar nossa vida pela honestidade e pela ética”, comentou a estudante.
CIDADANIA

O projeto OAB na Escola é coordenado pela Comissão de Cidadania da OAB/PI, em parceria com os técnicos da SEMEC.  As atividades do projeto consistem em orientações sobre noções básicas de direitos e cidadania, ministradas por advogados voluntários para alunos da rede municipal de ensino, seus pais e membros de comunidades próximas às escolas.

“Só existe cidadania plena quando os direitos são respeitados e os deveres são cumpridos. A OAB/PI acredita na formação do cidadão e age de forma a aproximar os jovens e seus familiares das leis que regem a nossa conduta. O cidadão consciente sabe conviver com as diferenças que nos rodeiam e não se deixa enganar por discursos bonitos”, ponderou o advogado Nelson Figueiredo, vice-presidente da OAB/PI.
Na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, o OAB na Escola é apenas o ponto de partida: “A partir da palestra do OAB na Escola os nossos alunos desenvolverão um projeto de promoção de cultura cidadã com os colegas, seus pais e os moradores do entorno da escola. Vamos ampliar a discussão e fomentar atitudes simples que, repetidas, fazem o mundo melhor”, ressaltou Socorro Rodrigues, diretora da E. M. Eurípides de Aguiar.

Confira a lista nominal dos advogados que integram a Comissão de Cidadania da OAB/PI:
Tarcisio Coutinho Nobre
Gustavo Henrique Lopes Dias
Apoena Araújo e Silva
Danielle Dantas Alencar
Fábio de Sousa Santos
Igor Leite Brasileiro
Eduardo Silva Rabelo
Carlos Eduardo Mendes Barros

Fonte:http://www.semec.pi.gov.br/Portal/index.php?IdPage=6&IdNoticia=2473