quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Escola propõe uso de energias alternativas em conferência ambiental*






Utilizar energias alternativas como forma de diminuir a poluição e de preservar o meio ambiente. Essa é a proposta que será defendida pelo Centro de Educação Comunitária Eurípides de Aguiar na Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em novembro.
A proposta para a Conferência Estadual foi escolhida hoje (18), durante a III Conferência Escolar Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente do CEC Eurípides de Aguiar, realizada no ginásio poliesportivo da escola com a participação de pais, alunos, professores e funcionários.
De acordo com a diretora do CEC Eurípides de Aguiar, Socorro Rodrigues, a Conferência Escolar prepara os alunos para o evento estadual e os motiva a refletir sobre as intervenções ambientais possíveis na comunidade em que estão inseridos.
“A educação é a formação de cidadãos cônscios de seus direitos e deveres, por isso a importância de desenvolver projetos que levem os alunos a se sentirem sujeitos de seu cotidiano, intervindo para melhorar a qualidade de vida da sua comunidade. A qualidade dos trabalhos apresentados hoje na III Conferência Escolar Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente do CEC Eurípides de Aguiar demonstra que os nossos alunos estão atentos ao que acontece no mundo, preocupados com o futuro do planeta, e conscientes de que as grandes ações iniciam com pequenas atitudes locais”, declarou a diretora.
Paulo Victor Chaves, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental no CEC Eurípides de Aguiar, foi eleito delegado para representar a escola na Conferência Estadual e explicou a relevância da utilização de energias alternativas para a preservação do meio ambiente: “Todos sabemos que as energias fósseis são poluentes e que precisamos cuidar dos bens não renováveis do planeta, como a água. Por isso, elaboramos um projeto propondo a utilização de energias alternativas, principalmente a solar e a eólica, como forma de diminuir a poluição e contribuir para a elevação da qualidade de vida. Aqui em Teresina, por exemplo, temos sol o ano inteiro. Devemos parar de reclamar da nossa situação climática e utilizá-la em benefício próprio, como fonte inesgotável e não poluente de energia”, pontuou.
A Conferência Escolar Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é parte da preparação das escolas municipais para a Conferência Estadual Infantil pelo Meio Ambiente, a ser realizada em novembro. Nas conferências escolares, os estudantes discutem questões ambientais, apresentam propostas de intervenção e escolhem o projeto e o delegado que irá representar a escola na etapa estadual, que é preparatória para a Conferência Nacional.
A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente tem por objetivo fortalecer a Educação Ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões sócio-ambientais locais e globais

Nenhum comentário: