terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Alunos do Euripides participam de atividades sobre Educação Ambiental*



Um total de 30 alunos da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, localizada no bairro Marquês, participou na manhã desta sexta-feira (06), de uma oficina de reciclagem com garrafas pet. A atividade faz parte do projeto Pintou Limpeza, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM).

O Pintou Limpeza tem como objetivo contribuir para a formação da cidadania, conscientização e sensibilização ambiental dos estudantes através da realização de atividades extracurriculares voltadas para o conhecimento da realidade onde vivem. O lixo é o tema principal dessas atividades. “Desde quarta-feira (04) estamos promovendo atividades com os alunos da nossa escola. Estou acompanhando os estudantes nas visitas, nas palestras e oficinas, e percebo a empolgação deles com a proposta do Pintou Limpeza, que é tratar o lixo de forma responsável e, dessa forma, diminuir problemas ambientais”, disse o professor de Ciências da E. M Eurípides de Aguiar, Washington Nogueira.

O projeto Pintou Limpeza proporcionou diversas atividades aos estudantes durante a semana, como visita ao aterro sanitário de Teresina e a uma indústria com atividades de reciclagem; palestras educativas e oficinas de reutilização de materiais reciclados.

A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Amanda Martins, ficou encantada com o reaproveitamento dos materiais na indústria de borracha que foi visitada na última quinta-feira (05). “A forma como eles trabalham na indústria, sem desperdiçar nenhum material, é um exemplo que deve ser seguido não apenas pelos grandes empresários, mas por todos em casa. Cada um deve fazer a sua parte para preservar nossos recursos naturais tão preciosos”, disse.

As escolas municipais Cristina Evangelista e Noé Araújo Fortes também serão contempladas com as atividades educativas do Pintou Limpeza até o final do mês de fevereiro. “Nós resolvemos implantar o projeto nas escolas porque acreditamos na capacidade desses estudantes em se tornarem multiplicadores dos ideais do Pintou Limpeza. Além disso, devemos começar cedo esse processo de conscientização ambiental, propor atividades de coleta seletiva, da reutilização e reciclagem do lixo, pois assim estaremos combatendo o desperdício e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações”, observou a técnica da SEMAM, Bruna Iwata.

Fonte:http://www.semec.pi.gov.br/2008/index.php?doc_id=13&id_new=1538

Nenhum comentário: