sexta-feira, 16 de outubro de 2009

E. M. Eurípides de Aguiar promove dia de teatro para alunos*










Com o objetivo de garantir o acesso dos alunos ao consumo cultural, a Escola Municipal Eurípides de Aguiar, zona Norte de Teresina, levou os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental para assistirem à peça O Desejo de Catirina, no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

O espetáculo teatral faz parte das comemorações pelo Dia da Criança, transcorrido em 12 de outubro. “Fazemos questão de fazer uma programação extensa e diversificada para comemorar o Dia da Criança, para que nossos alunos vivenciem plenamente essa fase e tenham acesso a diversas formas de lazer. O teatro tem um encantamento que leva os alunos a refletirem sobre seus talentos e a vivenciar as histórias, interagindo com os atores. Temos a certeza de estar aqui, com esse espetáculo, iniciando a formação de um público amante do teatro”, destacou Socorro Rodrigues, diretora da Escola Municipal Eurípides de Aguiar.

A peça O Desejo de Catirina foi encenada pelo Grupo de Teatro e Dança do NAI Cidade Nova, mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).

Para a diretora do NAI Cidade Nova, Regina Célia, o espetáculo é um resgate da cultura popular: “São 30 crianças e adolescentes no palco, dando vida a personagens famosos na cultura nordestina. A história do boi e de Catirina estimula o gosto pelas nossas raízes e aumenta o nosso sentimento de identidade. Entre as muitas histórias que permeiam a cultura popular do Nordeste, O Desejo de Catirina foi o espetáculo escolhido pelos alunos do NAI Cidade Nova, porque trata de questões familiares, de ética e das crenças do nosso povo. Através da encenação e das coreografias, eles interagem com o mundo, a platéia e descobrem fortalezas”, ressaltou.

Tainá Ribeiro, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Eurípides de Aguiar ficou encantada com o espetáculo: “É a primeira vez que assisto a uma peça de teatro, e é tudo tão novo e tão belo que estou emocionada. Melhor ainda ver que os atores são adolescentes como eu e os meus colegas, o que faz com que a linguagem da peça seja muito parecida com a nossa. Esse foi o melhor presente do Dia da Criança que já ganhei”, pontuou a estudante.

fonte:http://www.semec.pi.gov.br/2009/index.php?doc_id=13&id_new=2120

Nenhum comentário: