quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Alunos do Eurípides participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia*


Teve início segunda dia 20/10 a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Evolução e Diversidade”. A solenidade de abertura aconteceu na Central de Artesanato Mestre Dezinho e contou com a participação de 50 alunos do Centro de Educação Comunitária Eurípides de Aguiar. Um total de 500 alunos de escolas municipais participa ativamente das atividades promovidas pela Semana de Ciências e Tecnologia até o dia 30 de Outubro.

O objetivo do evento é mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Segundo um dos coordenadores da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Piauí, Jônatas Nunes, através das atividades do encontro a ciência e a tecnologia passam a ser mais valorizadas. “Com a Semana, nós podemos discutir sobre a importância da ciência e dos instrumentos tecnológicos em nossas vidas. Por isso é importante a promoção de feiras, de convenções sobre tecnologia, para que a população possa conhecer e discutir sobre a relevância desses itens na vida de cada um e no desenvolvimento do país”, disse.

Em Teresina, as diversas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ultrapassarão os muros de instituições de pesquisa, universidades e escolas e se espalharão por locais públicos. É o caso da Tenda da Ciência, exposta na manhã de hoje no Bairro Buenos Aires, zona Norte da capital. Os alunos da E. M. Porfírio Cordão foram conferir de perto a Tenda da Ciência que fala sobre o uso das tecnologias na educação, saúde e no cotidiano.

As atividades da Semana contemplam dias de portas abertas em instituições de pesquisa; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; eventos de ciência, cultura e arte, etc.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Ana Cleide Lopes, a participação dos alunos na Semana é importante, já que as atividades estimulam o interesse das crianças sobre ciência e tecnologia: “Toda atividade que estimule o aprendizado das crianças recebe total apoio da SEMEC, isso porque está entre as nossas prioridades ampliar o horizonte de conhecimento de nossos alunos. É uma oportunidade maravilhosa para despertar a curiosidade e a participação dos educandos, uma vez que eles estarão experimentando, questionando, trocando idéias, aprendendo e se divertindo”, pontuou.

Esse é o caso de Luís Santos, aluno do 9º ano do CEC Eurípides de Aguiar, que estava presente na solenidade de abertura da Semana. “Sou sempre muito dedicado aos estudos e gosto muito de tecnologia, afinal, hoje, todo mundo tem computador e celular, mas sei que não vou aprender só sobre esses itens. Então é uma ótima oportunidade de juntar estudos e diversão”, observou o aluno.

Como um incentivo à arte e cultura piauiense, a abertura da Semana no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, contou com a apresentação do músico Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI. O grupo de cultura popular mostrou o espetáculo “O Piauí Contando História” e empolgou os presentes através da música, do reisado piauiense, dos contos e da poesia nordestina.

Cada Estado que participa da Semana Nacional de Tecnologia e Ciência elege um homenageado que tenha prestado relevantes trabalhos na área científica. No Piauí, o homenageado é o médico e dentista Costa Alvarenga, nascido em Oeiras, conhecido por suas pesquisas cardiológicas.

_________________
* Matéria retirada do site da Semec em 22/10/08
http://www.semec.pi.gov.br/2008/index.php?doc_id=13&id_new=1297

Nenhum comentário: