quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Praça João Luís Ferreira é palco da VII Feira do Conhecimento*

A praça João Luís Ferreira viverá dois dias especiais, amanhã (13) e sexta-feira (14), com a realização da VII Feira do Conhecimento, que está movimentando as escolas públicas municipais de Teresina. As 17 escolas envolvidas diretamente na Feira apresentarão diversas temáticas da obra do escritor Machado de Assis.

Segundo Ana Cleide Lopes, coordenadora de Projetos Especiais da SEMEC, a Feira tem a proposta de ressignificar a contribuição de Machado de Assis no cenário cultural brasileiro, além de contribuir para a formação da língua portuguesa e do público leitor junto às escolas municipais de Teresina.
“Este ano, a SEMEC homenageia o escritor Machado de Assis por seu trabalho valoroso para a literatura brasileira e pelo seu centenário de morte. Neste sentido, estamos realizando a Feira do Conhecimento, em que serão apresentados trabalhos acerca da temática Machado de Assis: por todos os cantos, conto!”, explica Ana Cleide.

A Feira tem por objetivos retomar aspectos relevantes sobre as temáticas abordadas na obra machadiana, que contribuem para a formação crítica da cidadania, fomentar a realização de atividades que valorizam a produção literária machadiana nas escolas, mediando as práticas de leitura, promovendo a interação sócio-histórica e reforçando nos educandos o seu processo de inclusão literária.

As 17 escolas da rede municipal pública de ensino de Teresina que apresentarão trabalhos na VII Feira do Conhecimento são as seguintes: E. M. Barão de Castelo Branco (Machado de Assis cronista – literatura, história e política na composição da crônica); E. M. Cacimba Velha (Aprendendo e criando com o fantástico de Machado de Assis); Centro de Educação Comunitária Eurípides de Aguiar (Machado de Assis na percepção dos outros Veja as fotos ; CEC Mocambinho (Esaú e Jacó – republicanos e monarquistas, dois realces históricos em confronto); E. M. Dep. Humberto Reis (O humor na prosa e poesia de Machado de Assis); E. M. Joca Vieira (A figura do jornalista , do poeta e do cronista na obra machadiana); E. M. Jornalista João Emílio Falcão (Senhores e escravos – a relação entre negros e brancos e a crítica à classe senhorial); E. M. Lídia Ribeiro de Carvalho (O erotismo comedido nos contos e romances machadianos).

Outros projetos serão apresentados: E. M. Lizandro Tito de Oliveira (Religião e sociabilidades – as festas, os rituais e a função social dos padres na obra machadiana); E. M. Machado de Assis (Terra, trabalho e conflito na crônica de Machado de Assis); E. M. Mariano Alves de Carvalho (Dona Plácida e Prudêncio – o perigoso jogo da servidão voluntária); E. M. O.G. Rêgo de Carvalho (A escola, a criança e o professor na obra machadiana); E. M. Professora Zoraide Almeida (Aforismos, a maior quantidade de pensamentos no menor espaço); E. M. Monteiro Santana (A representação da música na obra de Machado de Assis); E. M. Santa Fé (Fantasia, loucura e delírio – as doenças mentais e psiquiatria vistas na obra machadiana); E. M. Santa Teresa (A obra machadiana e os aspectos sociais contemporâneos); e a E. M. São Sebastião (As relações, de gênero e o papel da mulher na obra machadiana).

*Fonte:http://www.semec.pi.gov.br/2008/index.php?doc_id=13&id_new=1359

Nenhum comentário: