sábado, 17 de abril de 2010

Meio Ambiente é tema de oficina na E. M. Eurípides Aguiar*

16/04/2010


Com o intuito de despertar a consciência dos alunos para a educação ambiental, foi realizada hoje (16) uma oficina de meio ambiente na Escola Municipal Eurípides Aguiar, em parceria com a AGESPISA e o Coletivo Jovem.
Os alunos discutiram sobre seis temas principais: economia local; energia e tecnologia; comunicação e cultura; segurança alimentar; espécies e ecossistema; e água. A partir da dinâmica “flor da sustentabilidade”, os estudantes puderam expor suas opiniões quanto aos problemas detectados por eles na escola e na comunidade, e sugerir formas de modificar as situações problemáticas.
“Junto com a Comissão de Qualidade de Vida, organizada pela escola, desenvolvemos essa atividade para que as crianças percebam o real significado de preservação e sustentabilidade, que não basta cuidar sozinho da água e da luz, tem que trabalhar na promoção da cidadania coletiva, motivando para a solução dos problemas”, explica Phelipe Cunha, membro do Coletivo Jovem, um grupo de jovens voluntários que tem o principal objetivo de inserir a discussão ambiental nos mais diversos espaços da sociedade.
Segundo a assistente social da Gerência de Assistência Social e Educação Ambiental da AGESPISA, Tânia Maria Fortes, a oficina de meio ambiente é uma das ações de investimento do projeto de ampliação da rede de esgotamento sanitário da zona Norte de Teresina, sendo uma atividade com propósitos educativos sobre a questão do ambiental.
“Acreditamos que o jovem é o principal multiplicador na comunidade, fazendo um trabalho de conscientização nas escolas, as famílias, os vizinhos e boa parte da cidade é influenciada a contribuir com a preservação do meio ambiente também”, diz Tânia Maria Fortes.


Escola em paz com o planeta
Socorro Rodrigues, diretora da E. M. Eurípides Aguiar, conta que a escola foi escolhida para participar da oficina pelo trabalho desenvolvido em relação à preservação ambiental, com projetos como Pintou Limpeza, que conscientiza os alunos sobre o respeito ao espaço escolar e ao meio ambiente, além da participação do aluno Paulo Vitor Chaves na Conferência Nacional do Meio Ambiente no ano de 2009, representando a escola.

Fonte:http://www.semec.pi.gov.br/Portal/index.php?IdPage=6&IdNoticia=2487

Um comentário:

blog.Brunner.com disse...

o euripide é euripide e sempre vai ser,essa bela e maravilha de escola,surprendeno e sendo supriendido sempre,com suas maravilhas,e todos compoe essa bela escola: professores,alunos,cordenação,os vigilantes,os que faz parte da limpeza da escola ,esse é o euripides que eu conheço á 3 anos...


Bruna caroline dos s. araujo.

um grnde abraço aos professores,e todos que faz parte dessa linda escola maravilhosa...