

O Blog da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, pretende dinamizar as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola utilizando essa ferramenta em busca de uma melhor qualidade de ensino.
02 – Ao observar determinada espécie de mosquito, percebemos que o macho se alimenta de seiva de plantas e a fêmea do sangue de mamíferos. Ambos têm hábitos noturnos.
Pode-se dizer que o macho e a fêmea dessa espécie de mosquito têm:
a) Está correto já que se alimentam de carne
b) Errado pois se alimentam de animais herbívoros
c) Esses animais se alimentam de plantas
d) Podem comer tanto planta como outros animais
04 – Ao comer arroz, que tipo de consumidor você está sendo na cadeia alimentar?
a) Primário
b) secundário
c) terciário
d) decompositor
05 – Quando um aluno X, come um bife de carne de boi, o comportamento dele na cadeia alimentar é de um consumidor
a) Terciário
b) Primário
c) Produtor
d) Secundário
06 - Um seringueiro de Xapuri (AC) falou: “ Ao derrubarem as árvores, não haverá mais sementes e as cotias desaparecerão por falta de comida – e eu também não terei mais o que comer”.
Identifique nos itens abaixo uma cadeia alimentar com os seres vivos mencionados na frase
07 – Ainda com base na frase da questão 6, identifique o papel desempenhado pelas sementes na cadeia alimentar.
a) Decompositor
b) Consumidor primário
c) consumidor secundário
d) Produtor
08 – Em um rio, as trutas (um tipo de peixe) comem libélulas (um inseto), que são predadoras da larva de um tipo de mosquito. Este por sua vez se alimenta de algas.
O que pode acontecer com o número de trutas e de mosquitos se as libélulas forem eliminadas.
a) Aumenta o número de trutas e diminui o de mosquitos
b) Diminui o número de trutas e diminui o número de mosquitos
c) Diminui o número de trutas e aumenta o número de mosquitos
d) A quantidade de trutas e de mosquitos permanece a mesma
09 – Pesquisadores encontraram inseticida no corpo de pingüins e focas das regiões polares, onde o produto nunca tinha sido utilizado.
A explicação para esse fato pode ser:
a) Trata-se de um inseticida que é eliminado muito lentamente do organismo. O inseticida polui a água nas proximidades das regiões polares e foi absorvido por algas. As algas foram ingeridas por peixes, que podem ter migrado para regiões polares, onde foram capturados por pingüins e focas.
b) Não constitui verdade, pois essa é uma região muito fria e o inseticida iria congelar.
c) Nas regiões frias os inseticidas são degradados.
d) Todos os itens anteriores estão corretos.
10 – Leia trechos da canção “Tico-tico no fubá” de Zequinha de Abreu.
O tico-tico tá
Ta outra vez aqui
O tico-tico tá comendo o meu fubá
[...]
Botei alpiste para ver se ele comia
Botei um gato
Um espantalho e um alçapão
Mas ele acha que o fubá
Que é boa alimentação.
O tico-tico é um pássaro parecido com o pardal. Fica ciscando no chão à procura de comida e, realmente, come fubá, que é feito de milho.
Sabendo disso, identifique a teia alimentar descrita no texto.
a) Alpiste
milho tico-tico gato
ser humano
b) milho tico-tico gato
c) Alpiste tico-tico gato
d) Nenhuma das respostas anteriores
11 – Veja se você aprendeu bem os diversos tipos de relação existentes entre os seres. Associe cada relação com a descrição ou o exemplo respectivos.
I – Um animal come restos de comida de outro, sem prejudica-lo, nem beneficia-lo.
a) Comensalismo
b) Predatismo
c) Parasitismo
d) Sociedade
II – Um animal vive sempre em grupos com outros organismos da mesma espécie.
a) Mutualismo
b) Competição
c) Sociedade
d) Comensalismo
III – Um organismo vive no corpo do outro, retirando alimento dele e provocando-lhe doenças.
a) Predatismo
b) Sociedade
c) Competição
d) Parasitismo
IV – Um animal mata e devora um ser de outra espécie.
a) Competição
b) Sociedade
c) Predatismo
d) Parasitismo
V – Dois animais da mesma espécie lutam por um território onde vão se reproduzir.
a) Mutualismo
b) Competição
c) Sociedade
d) Predatismo
VI – Dois animais de espécies diferentes se beneficiam com a relação.
a)Comensalismo
b) Mutualismo
c) Sociedade
d) Competição
12 – Leia o texto abaixo para responder às questões.
Os chimpanzés são encontrados nas savanas e florestas da região central da África. Vivem em grupos e têm um organização social: há um “chefe”, que exerce certo domínio sobre os outros.
Alimentam-se de frutas, raízes, folhas, formigas ovos e pequenos antílopes. Os chimpanzés usam gravetos para capturar formigas e pedras para abrir frutas. Mas eles não nascem sabendo fazer isso: a mãe mostra aos filhotes, e eles aprendem por observação e imitação. Um chimpanzé do zoológico que teve os dentes retirados passou a espremer maçãs, cenouras, laranjas e outros alimentos contra uma quina da jaula para extrair o suco e para fazer um “purê” com algumas frutas. O mais interessante é que os outros chimpanzés da jaula passaram a fazer a mesma coisa.
Há muita cooperação dentro do grupo: uma das maiores ocupações dos chimpanzés é catar piolho uns dos outros.
Podem ser atacados por cobras e por mamíferos, como o leopardo, mas atualmente o principal inimigo é o ser humano, que vem ameaçando a sobrevivência da espécie, não apenas pela caça mas também pela destruição do ambiente natural onde ela vive.
I – Identifique o habitat do chimpanzé.
R –
II – Indique alguns trechos do texto que se refiram ao nicho do chimpanzé.
R –
III – Os chimpanzés são carnívoros, herbívoros ou onívoros.
R –
IV – Que tipo de relação os chimpanzés formam entre si? Que tipo de relação ocorre entre um chimpanzé e a formiga que ele come?
R –
V – Quem são os predadores dos chimpanzés?
R –
VI – O que, no texto, indica que os chimpanzés são animais bastante inteligentes?
R –
VII – Por que devemos impedir que os chimpanzés e outras espécies sejam eliminados da natureza pelo ser humano.
R -
Quer saber mais?
Contatos
Bárbara Dieu, beeonline@gmail.com
CE Monsenhor Manoel Barbosa, Conj. Guilherme Marback, s/n°, Quadra 1, 41710-050, Salvador, BA, tel. (71) 3371-2012
CEF 04, Setor Educacional, Lote D, 73310-100, Planaltina, DF, tel. (61) 3901-4543
Centro interescolar de Línguas de Taguatinga, QSB 02/03, A/E 3/4, 72015-520, Taguatinga Sul, DF, tel. (61) 3901-6771
EE Celso Abade Mourão, R. Jesus Cristo, 1041, 15044-545, São José do Rio Preto, SP, tel. (17) 3236-3789
Nome da Escola: Escola Municipal Eurípides de Aguiar Localização: Rua Coelho de Resende, 1825 – Bairro Marquês – Teresina/Piauí
Quantidade de alunos: 892 (dados de 2010) – 120 (Projovem)
A Escola Municipal Eurípides de Aguiar localizado no Bairro Marquês de Paranaguá, foi fundada no ano de 1965. O início da construção deu-se na gestão do então Prefeito, na época, Petrônio Portella Nunes, em 1961, e concluída pelo Governo do Estado em 1965, através de parceria com a Prefeitura Municipal. Sendo governador do Estado, Petrônio Portela e Prefeito de Teresina, Dr. Hugo Bastos.
O nome da escola veio de uma homenagem a Eurípides Clementino de Aguiar, formado em Farmácia e Medicina, pela Faculdade da Bahia, sendo eleito Prefeito de Floriano, Deputado Estadual, Governador do Estado, Deputado Federal e por fim, Senador da República, atuando também com jornalista, dedicando todos os seus cargos a vida pública do Piauí.
A Estrutura física atual do CEC Eurípides de Aguiar é composta de: 14 salas de aula, sala de professores, secretaria, sala de coordenação pedagógica, diretoria, banheiros, sala de vídeo, biblioteca, sala de música, sala de dança, laboratório de informática, laboratório de ciências, refeitório, depósito e áreas abertas para a prática de lazer.
Hoje o Eurípides de Aguiar atende 892 alunos nos turnos manhã e tarde do 6º ao 9º ano e 120 alunos do PROJOVEM, no turno noite. Conta, além das atividades curriculares, com curso de dança contemporânea, balé, violão, coral e desenvolve projetos como: Apoio Escolar, Educação Ambiental, Projeto Violência na Escola, Curso de Informática. Realiza várias atividades que envolvem a comunidade promovendo a interação ESCOLA X COMUNIDADE.
Direção –
Diretor (a): Maria do Socorro Rodrigues e Silva
Diretor-Adjunto: Itamar Gomes de Sousa Junior
Coordenação Pedagógica:
Angelina Braga Uchoa Neves
Conceição de Maria da Silva Araújo
Professores:
01 | PORTUGUÊS | MARIA DE LOURDES SILVA |
|
| EDIGAR PIRES POTY |
|
| MARIA DE LOURDES C. LEITE |
|
| EMANOEL LEAL SOBRAL |
|
| FERNANDA DA ROCHA |
|
|
|
02 | MATEMÁTICA | SEBASTIÃO LEAL BRAGA |
|
| JOSÉ PEREIRA DA SILVA SOUSA |
|
| FRANCISCO BERNARDO DO NASCIMENTO |
|
| FRANCISCO OZANAR DE CARVALHO |
|
| MANOEL MARCOS SILVA LOPES |
|
|
|
03 |
CIÊNCIAS | FRANCISCO DAS CHAGAS ROCHA |
|
| WASHINGTON RODRIGUES NOGUEIRA |
|
| GILSON DE RESENDE ALVES |
|
|
|
04 |
HISTÓRIA | ARTEMÍSIA MELO DE V. TEIXEIRA |
|
| JOANA D’ARC DANTAS NEIVA |
|
| IZAIAS NEVES DE AGUIAR |
|
|
|
05 |
GEOGRAFIA | OSVALDINA MARTINS ALVES |
|
| ELIZABETH DE LIMA S. DA SILVA |
|
| FÁBIO JOSÉ DE CARVALHO LEAL |
|
|
|
06 |
INGLÊS | MARY COSTA MEDEIROS |
|
| LUZIA MARTA LIMA DE OLIVEIRA |
|
| SOLANGE MARIA AGOSTINHO FARIAS |
|
|
|
07 |
ARTE | REGINA MARIA DO ESPIRITO SANTO LIMA |
|
|
|
08 |
RELIGIÃO | CONCEIÇÃO DE MARIA SILVA |
|
|
|
09 | EDUCAÇÃO FÍSICA |
MARIA LÚCIA SANTOS RIBEIRO |
|
|
JERLEYDE MARIA DE S. BARBOSA |
|
|
LÍLIA SAMARA O. LIMA MOURA |